segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

A Interação Entre Fatores Biológicos e Ambientais na Vida Humana

É comum, quando falam sobre comportamento humano, perceber certa polêmica quanto à origem e manutenção das ações que as pessoas exercem no mundo. Sempre há  discussão e confusão sobre as questões inatas ou aprendidas dos comportamentos humanos. “Fulano faz o que faz por que nasceu assim? As atitudes de Siclano foram aprendidas com seus pais? Beltrano é violento em decorrência de fatores biológicos ou sociais?”. Na busca de respostas para estas perguntas, a polêmica emerge. Felizmente esta discussão já se tornou retrógrada, pois atualmente os conceitos de inato e/ou adquirido não são mais excludentes.
Do ponto de vista de psicologia (principalmente da Análise do Comportamento) e da ciência atual, as pessoas nascem com um aparato biológico/fisiológico que permite que vários comportamentos sejam possíveis. O desenvolvimento potencial destes comportamentos ocorrerá em acordo com vários fatores, entre eles a estimulação adequada. Como os humanos são muito vulneráveis e desamparados ao nascer, durante toda a sua vida eles necessitarão aprender constantemente uma gama de habilidades que os ajudarão a viver em um mundo que está em contínua transformação. O aprendizado destas habilidades ocorre de forma social. Neste sentido podemos pensar que há uma interação entre os elementos biológicos e culturais; este movimento constante é o que fortalece os comportamentos humanos. Em outras palavras, os fatores sociais (cultura, ambiente, escola, família, religião, economia, etc.) e os biológicos (genética, fisiologia, neurologia, etc.) vão se delineando e interligando em uma complexa rede de eventos e comportamentos e, assim, formarão o complexo sistema psicológico dos indivíduos e dos grupos.
Contudo, podemos afirmar que uma pessoa, por exemplo, é violenta porque nasceu assim ou porque aprendeu a ser assim? Nenhuma das alternativas pode ser uma resposta suficiente e adequada para responder o que determina este e outros comportamentos. Como a vida humana é constituída biologicamente e culturalmente, de forma complexa, não é possível afirmar que um único fator, seja ele biológico ou ambiental, determinará certo comportamento. A ideia é que apenas um fator não tem força suficiente para determinar nenhum comportamento, mas que este fator interagindo com outros diversos fatores é que fortalecerá a ocorrência e manutenção dos comportamentos. 

Sugestão de Leitura
Ciência E Comportamento Humano de B. F. Skinner

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...